6/10/2016







Pã, é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Ele reside em grutas e vaga pelos bosques e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. Descrito com orelhas, chifres e pernas de bode, sempre traz consigo uma flauta. É temido por todos aqueles que precisam atravessar florestas á noite, pois as trevas e a solidão da travessia os levavam a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que é atribuídos a Pã; daí o termo "pânico".





Segundo as lendas, Pã sempre carrega consigo uma flauta. Ele teria se apaixonado por uma náiade de nome Syrinx, que o rejeitou por ele não ser nem homem, nem bode. Ele a perseguiu, e Syrinx acabou pedindo ajuda as ninfas, estas com o intuito de escondê-la transformaram-na num caniço. 

Quando Pã a alcançou e quis agarrá-la, não havia nada, exceto o caniço e o som que o ar produzia ao atravessá-lo. Maravilhado com o som, ele reuniu caniços de diferentes tamanhos e, com isso, inventou um novo instrumento ao qual deu o nome de Siringe, em honra a ninfa. O instrumento é mais conhecido pelo nome de flauta de pã, em honra ao próprio Zeus.


Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, Amalteia. Seu grande amor no entanto foi Selene, a Lua.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário