8/17/2016

Ísis





Filha de Geb (deus da Terra) e Nut (desa do Firmamento), Ísis é uma deusa da mitologia egípcia, seu culto transcendeu as fronteiras do Egito e se estendeu pelo universo greco-romano. Por muito tempo esta deusa foi venerada como a representação maior da essência materna e da esposa perfeita, ela é a protetora da natureza e da magia. É amiga dos escravos, dos pescadores, artesãos, oprimidos, ela que escutava as preces das donzelas e governantes. Ela também é a Deusa da maternidade e da fertilidade. 

Ísis contribuiu para a ressureição de Osíris quando ele foi assassinado por Seth. Depois de reunir as partes de Osíris que Seth tinha despedaçado e espalhado sobre a terra, com sua habilidades mágicas e a ajuda de Anubis ela foi capaz de trazê-lo de volta a vida.


Literalmente, o seu nome significa "ela do trono". A sua cobertura original para a cabeça foi um trono. Como personificação do trono, ela foi uma representação importante do poder do faraó.


Ela não teve desse culto centralizado em nenhum ponto específico ao longo da história da sua adoração. Isto pode ser devido à ascensão tardia de seu culto.

As primeiras referências a Ísis remontam à V dinastia egípcia, período em que são encontradas as primeiras inscrições literárias a seu respeito, embora o culto apenas venha a ter tido proeminência ao final da história do antigo Egito, quando se iniciou a absorção dos cultos de muitas outras deusas com centros de culto firmemente estabelecidos. Isto ocorreu quando o culto de Osíris se destacou e ela teve um papel importante nessa crença. Eventualmente, o seu culto difundiu-se além das fronteiras do Egito.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário