Odin ou Ódin é considerado o deus principal do clã dos deuses Asses (Æsir), o clã mais importante de deuses da mitologia nórdica. Também é conhecido como "Pai de Todos" e "O enviado do Senhor da Guerra". Era o deus da sabedoria, da guerra e da morte, embora também, em menor escala, da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça.
Ele morava em Asgard, no palácio Valaskjálf onde se encontrava o seu trono, o Hliõskjálf. Do seu trono ele podiam observar o que acontecia em todos os nove mundos, graças aos seus dois corvos Hugin e Munin. Nos seus combates, ele usava a lança Gungnir, e montava um cavalo de oito patas chamado Sleipnir.
Seus pais eram Borr e a jotun ("gigante") Bestla, irmão de Vili e Vé, sua mulher era Frieg. Ele era pai de muitos dos deuses asses como Thor e Baldr.
Ávido por conhecer todas as coisas, quis beber da fonte da Sabedoria, onde o freixo Yggdrasill mergulha uma das raízes; mas Mímir, seu tio, o guardião da fonte, sábio e prudente, só lhe concedeu o favor com a condição de que Odin lhe desse um de seus olhos. Ele então encontrou na água da fonte milagrosa tanta sabedoria e poderes secretos que pôde lhe conferir a faculdade de renascer pela sabedoria.
0 comentários:
Postar um comentário