Anúbis é o deus dos mortos e morinbudos, ele era o responsável por guiar e conduzir a alma dos mortos no submundo. Anúbis era associado a mumificação, a vida após a morte e também como protetor das pirâmides. É sempre representado com cabeça de cachorro, mas muitos acreditam ser de um coiote. Sua esposa é a deusa Anput e sua filha é a deusa Kebechet.
Em algumas versões ele é filho do deus Seth e da deusa Néftis. Contudo, a versão mais conhecida é que ele é filho do deus Osíris, que se uniu com a deusa Néftis por confundi-la com sua esposa Ísis.
A ele, é atribuído nomes como: "Aquele que está sobre a montanha" e "Aquele que está no local do embalsamento", estes reforçam a sua ligação com a mumificação e como protetor dos mortos.
Os egípcios acreditavam que após a morte acontecia um julgamento, o coração era pesado numa balança e a pena da verdade (que pertencia a deusa da verdade, Maat). Se o coração fosse mais pesado do que a pena, o defundo era comido por Ammit, mas se fosse mais leve a pessoa poderia ter acesso ao paraíso ou então a alma voltaria ao corpo.
0 comentários:
Postar um comentário