Posídon, também conhecido como Posidão, Poseidon, Possêidon ou Netuno para os romanos, era o deus do mar e dos terremotos. Os símbolos que eram frequentemente associados a seu imagem eram o tridente e o golfinho.
Posídon era filho de Cronos e Reia. Como seus irmãos e irmãs, foi engolido por seu pai ao nascer (saiba mais aqui). Ele permaneceu dentro de Cronos até o seu irmão, Zeus, o único que não fora engolido salvá-lo fazendo com que Cronos vomitasse todos os seus irmãos, entre eles estava Posídon.
Disputou com Atena para decidirem qual dos dois iria ser o padroeiro de Atenas. Os cidadãos escolheriam entre eles qual nome seria dado a cidade. Homens e mulheres foram convocados a votar; os homens votaram em em Posídon e as mulheres em Atena, e ela venceu por um voto. Revoltado com o resultado, o deus atacou a cidade com ondas e para acalmá-lo, as mulheres de Atenas aceitaram três castigos: Perderiam o direito ao voto, nenhum filho teria o nome de sua mãe e ninguém as chamaria de atenienses.
Posídon assim como seu irmão Zeus, teve inúmeras aventuras amorosas, mas diferente do seu irmão os seus descendentes eram quase todos maléficos com temperamentos agressivos, como o Ciclope Polifemo, o gigante Crisaor, os irmãos gigantes Oto e Elfates, que chegaram a declarar guerra contra os deuses, entre outros. Posíson também é o pai de Pégaso, o cavalo alado gerado por Medusa. Outro caso de amor conhecido foi com sua irmã Demeter, ele a perseguiu e para evitá-lo se transformou em água, mas ele se transformou em um garanhão e com ela teve um cavalo, Arion.
0 comentários:
Postar um comentário